Missionários nos Himalaias

Portugal nas moedas do Mundo: Missionários nos Himalaias

Sobre a terra e sobre o mar, a epopeia d’Os Descobrimentos marcou categoricamente a nação portuguesa e tudo aquilo que esta representa.

Mas acima de tudo, o grande mérito dos portugueses daquele tempo, mesmo sem terem noção disso, foi a instituição da “Aldeia Global”: uma união de bens culturais, saberes, símbolos, linguagens e significados que modificaram para sempre a nossa forma de estar no mundo, o nosso pensamento.

O missionário jesuíta João Cabral, natural de Celorico da Beira, foi um desses portugueses que fez do mundo casa, aventurando-se na mais alta cadeia montanhosa do mundo, os Himalaias, juntamente com Estêvão Cacella. Foram, aliás, os primeiros europeus a entrar no Butão, em 1627, no Nepal, Tibete Central, Ladaque e no Reino de Siquim, deixando-nos admiráveis registos das suas viagens pelo “Reino do Potente”.

Para perpetuar a façanha destes portugueses, o Reino do Butão encomendou à The Royal Mint a cunhagem de 10.000 exemplares de uma moeda de prata PROOF (39mm; 31.45g), com valor facial de 300 Ngultruns, a unidade monetária do Butão.

O anverso apresenta o emblema do Butão, composto por um duplo diamante-raio (vajra) colocado acima de um loto, encimado por uma jóia e ladeado por dois dragões. Na orla inscreve-se a legenda “KINGDOM OF BHUTAN”, em inglês e no alfabeto tibetano, bem com o ano de emissão, 1994.

O reverso mostra em primeiro plano João Cabral, no cimo de um cume, apoiado num cajado e devidamente identificado pela inscrição “JOAO CABRAL 1599-1669”.

Atrás deste vê-se um segundo missionário e um iaque, animal nativo do planalto tibetano.

Ao fundo um mosteiro Chagri e no exergo o valor facial circunscrito por um friso.

Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes - Lagos

Carlos Pernas

----------------

«Os nossos objectivos são a promoção e dinamização do coleccionismo em todas as vertentes. Organizamos Encontros todos os 2ºs Domingos do mês, para trocas». Esta Associação tem página no Facebook, que pode ser acedida clicando na ligação abaixo:

https://www.facebook.com/pg/Associação-Filatética-e-Numismática-Gil-Eanes-Lagos-299499500752800/