30 de Setembro - Dia Internacional do Podcast

30 de Setembro - Dia Internacional do Podcast

30 de Setembro - Dia Internacional do Podcast

30 de Setembro - Dia Internacional do Podcast

30 de Setembro - Dia Internacional do Podcast

Dia Internacional do Podcast

Celebra-se a 30 de Setembro, «O Dia Internacional do Podcast», uma iniciativa que visa a divulgação de podcasts a nível mundial.

«Podcast» é um termo abrangente, nascido em 2004, da junção das palavras «iPod» e «brodcast». O podcast é nada mais nada menos do que um programa digital de áudio ou de vídeo, que pode ser visto e ouvido no computador, no smartphone, no leitor mp3 ou mp4, bem como no tablet.

Pelo Mundo fora, as rádios, as televisões, as universidades e muitas outras entidades disponibilizam, através da Internet, os seus programas e os seus conteúdos em podcast, para quem os quiser ouvir e ver online ou, até, descarregá-los para os seus dispositivos, e escutá-los e vê-los quando desejado.

Em Portugal, a criação e divulgação dos podcasts tem sido «tímida», ou pouco significativa, quando comparada com a de outros países. Por cá, a oferta resume-se a pouco mais do que à partilha de programas radiofónicos, ou televisivos. A «entrevista» é o género mais produzido, seguido da «comédia».

Os programas curriculares dos cursos de comunicação social das Universidades portuguesas consultados por nós, pouco se referem a este meio de divulgação cultural e de entretenimento.

Acrescente-se que na agenda oficial de streaming (transmissão) do Dia Internacional do Podcast surge apenas o português Cláudio Fonseca, do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, que tem três canais de podcast: um de política, um de ténis e um outro sobre ciclismo.

Através do portal https://podtail.com/ é possível serem acedidos vários podcasts directamente no navegador ou no telefone, sem necessidade de se instalar qualquer aplicação nos dispositivos.

As categorias disponíveis vão das artes à ciência, do ensino à história, ou da música à tecnologia.

Aqui, na secção dos «Contadores de Histórias», recomendamos a audição dos podcast da nossa amiga e colaboradora Cristina Taquelim, bem como os de Jorge Serafim, José Craveiro ou Cristina Paiva.

Da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), escutamos com regularidade os podcast de «À Volta dos Livros», actualmente realizado por Ana Daniela Soares e «Portugalex», que merece destaque. Este é um magazine humorístico, que se baseia na actualidade do país. Manuel Marques e António Machado imitam as vozes de figuras públicas e trazem outras anónimas. Os textos são da autoria de Patrícia Castanheira com Fábio Benídio, com pós-produção de Gualter Santos e César Martins.

Continuando a navegar pela RTP, encontramos a web Rádio Zig Zag, dedicada aos ouvintes mais novos, do escalão etário dos 5 aos 9 anos. Os conteúdos disponibilizados pela Zig Zag são diversificados e adequados ao seu público-alvo: «1 Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia», «As coisas que me acontecem», «Como é que se diz em...», «Contadores de Histórias», «Dá-me Livros», ou «Dá-me Música», por exemplo.

Celebremos, pois, esta efeméride, acedendo e aprendendo com inúmeros conteúdos ao alcance de um... clique.

O vídeo de promoção do Dia Internacional do Podcast está disponível nesta ligação:

https://youtu.be/TnsRBuPGkRg